Educação e Cultura

 

Educação

 

"A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo" Paulo Freire..

Esta é uma tarefa contínua, exige uma atmosfera propícia criada por todos os intervenientes e um empenho concertado dos diversos agentes educativos.

A união  das Freguesias continuará a sua missão no âmbito educativo respeitando todos os acordos de parceria existentes com as instituições educativas da sua área.

 

- Em articulação com os organismos responsáveis, nomeadamente creches, infantários e agrupamentos de escolas, propomos continuar a colaborar e apoiar as diversas atividades lúdicas, culturais ou desportivas que venham a ser promovidas pelas mesmas, nomeadamente Dia da Alimentação, Dia da Mobilidade Sustentável, Festa de Natal, Dia Mundial da Floresta, Dia Mundial da Criança, Dia do Patrono... quer em termos logísticos quer financeiros dentro das possibilidades orçamentais;

- Participar e apoiar o projeto Eco Escolas;

 

- Apoiar e colaborar com os agrupamentos de escolas nos estágios de integração socioprofissional

- Respeitar os protocolos estabelecidos com o agrupamento de Escolas de Aveiro e o Sporting Clube de Aveiro no apoio aos alunos das unidades especializadas, custeando aulas de natação adaptada à multideficiência.

- Colaborar com os estabelecimentos de ensino desta União das Freguesias na atribuição do prémio de mérito escolar aos melhores alunos.

- Disponibilizar e ceder espaços e equipamento para reuniões e formação.

- Apoiar os agrupamentos dos Escuteiros na sua ação pedagógica tendo em conta que o Movimento Escutista muito contribui para a educação e desenvolvimento infantojuvenil ajudando a formar futuros cidadãos construtores de uma sociedade mais justa e um mundo melhor.

          O apoio será de acordo com as nossas possibilidades financeiras.

- Em 10 de dezembro de 2021, estivemos representados no 1º Conselho de Eco Escolas, na Escola Dr. Mário Sacramento. Para além de agradecermos o convite, fizemos saber junto de todos os presentes no Conselho que a União das Freguesias se congratula e apoia todas a iniciativas e ações planeadas que pretendam sensibilizar e educar os nossos jovens para as questões ecológicas, com procedimentos que promovam as boas práticas ambientais.

- Em 15 de dezembro de 2021, distribuímos um "miminho" pelas diferentes escolas do 1º ciclo e jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Aveiro e apresentamos os votos de Boas Festas ao corpo docente e aos técnicos da ação educativa. Foi com muita simpatia que nos receberam e nos retribuíram os votos de Boas Festas.

IMG_20220127_165437_2.jpg

 

Cultura

 

- Respeitar os protocolos de apoio com as diversas Associações locais no âmbito cultural sem fins lucrativos, disponibilizando espaços e equipamentos para ensaios, atuações e reuniões, bem como a atribuição de apoios que se enquadrem dentro das disponibilidades orçamentais.

- Apoiar e colaborar com as comissões de Festas, dentro das disponibilidades orçamentais.

- Realizar a Gala Cultural destinada a reconhecer e valorizar publicamente os agentes culturais da União das Freguesias pela sua dedicação e empenho em prol da cultura aveirense, bem como personalidades e instituições que ao longo dos tempos ou da sua existência tenham desenvolvido ações de relevo. A mesma será comemorativa do aniversário da União das Freguesias.

- Incentivar a dinamização e a realização do Dia do Idoso e do Dia dos Avós em articulação com os Centros de Dia e Lares da União das Freguesias, apoiando-os nas diferentes atividades.

- Sugerir às mesmas instituições acima referidas a recolha entre os diversos utentes, de histórias de vida, cantigas populares, lengalengas, contos e orações...entre outros saberes antigos que estejam na memória de cada um, para que possam ser perpetuados na história através do seu registo em livro a publicar futuramente pela União das Freguesias.

- Continuar os projetos de hidroginástica, Musiria para a comunidade sénior e o MisiriaKids para os mais novos.

- Continuar a realizar o "Passeio Sénior" e eventos de convívio entre a população sénior ou intergeracional, em datas e locais a definir e se a situação pandémica o permitir.